Como se preparar para as contas de início de ano
Final de ano é sempre sinônimo de alegria! Natal, ano novo, festas, décimo terceiro e por aí vai... Porém, é preciso muito cuidado!
Enquanto isso tudo pode parecer muito atrativo, é só passar a virada do ano que as inevitáveis contas chegam. IPVA, IPTU, Imposto de Renda são claros exemplos disso.
Para que você possa se preparar, sem prejudicar seus planos e objetivos ao longo dops próximos meses e anos, separamos quatro dicas para que você se programe e evite ficar no vermelho, logo no início do ano:
1. Liste suas dívidas atuais e futuras
É importante que você saiba tudo que você tem para pagar assim que o ano virar. Isso inclui as despesas como festas em família, presentes, viagem, cartão de crédito e todos os impostos.
2. Tente quitar dívidas antigas
Se você tem dívidas pesadas e com juros muito altos acumulados, é hora de rever seu planejamento e tentar quitá-las de uma vez. Existe também a possibilidade de renegociar as suas dívidas. Veja o que fará mais sentido na sua vida e o que irá ajudar você sair do sufoco.
3. Repense os seus gastos
Pode parecer óbvio, mas muitas vezes gastamos sem necessidade, ou pior, gastamos mais do que deveríamos. Portanto, reveja suas atitudes e comece a economizar no que puder.
4. Guarde dinheiro para as contas do começo do ano
Se você já sabe que o Imposto de renda e outras contas irão chegar no início do ano, por que não se preparar? Guarde uma quantia fixa por mês, que não prejudique seu orçamento familiar e que seja o suficiente para que no início do ano você tenha o montante necessário para quitar a despesa sem prejudicar o seu bolso.
Planejar é sempre a melhor forma de começar o ano mais tranquilo e longe dos temidos sufocos. Fique ligado e comece o ano com todas as contas em dia!