Você sabe o que é escritura pública e matrícula do imóvel?
Comprar um imóvel é um investimento que exige muita cautela. Dessa forma, é importante entender todos os passos da compra e venda de um imóvel. Neste post trouxemos alguns conceitos que você precisa saber na hora de fazer este tipo de transação. Veja!
O que é escritura?
A escritura pública é um documento pelo qual o comprador e vendedor atestam que desejam prosseguir com o negócio. Neste momento, as partes tornam pública a intenção do negócio, registrando em Cartório.
Como fazer a escritura de um imóvel?
A escritura é feita no Cartório de Notas. Você deve apresentar o contrato de compra e venda, além da documentação específica exigida.
O que é o registro do imóvel?
Registro do imóvel é o documento que transfere, de forma definitiva, a titularidade do bem. Após a emissão e assinatura da escritura do imóvel, você deverá enviar este documento ao Cartório de Registro. O prazo legal para este procedimento é de trinta dias úteis.
E se o imóvel for financiado, posso fazer o registro?
Em casos de imóvel financiado, só é possível fazer o registro quando o bem for totalmente quitado. O banco irá emitir um termo de quitação e, então, o comprador leva este documento ao cartório de registro.
O que é matrícula do imóvel?
A matrícula é um documento que possui toda a história daquela propriedade. Informações tais como, data de construção, engenheiro responsável pela obra, nome dos seus proprietários e disputas judiciais envolvendo a propriedade devem constar neste documento.
É Importante ter em mente que, no Brasil, só é considerado proprietário do imóvel aquele que fez o seu registro no Cartório de Registro de Imóveis. Aquele que possui o contrato de compra e venda, sem o registro, é considerado posseiro.