Desemprego e Financiamento Imobiliário: como lidar?
Para muitos brasileiros, uma das primeiras dúvidas diante de uma demissão é como lidar com as obrigações familiares e, principalmente, com o seu financiamento imobiliário.
Para ajudar nesse momento delicado, separamos quatro dicas que poderão ajudar você. Confira!
1. Não se desespere
Mantenha a calma. Nesse momento é importante entender as suas alternativas para que essa dualidade, financiamento do imóvel e desemprego, não seja o fim do sonho da sua moradia própria.
2. Fique atento ao seu contrato
Leia atentamente o seu contrato. Nele terão todas as cláusulas e informações que você deverá saber. Fique atento, especialmente, às cláusulas que diz respeito sobre os juros de mora. Todas as suas responsabilidades e deveres devem estar escritas nesse documento e, caso haja alguma dúvida, não hesite em procurar a empresa.
3. Verifique o seguro obrigatório
O financiamento tradicional possui um seguro obrigatório que quita as prestações em dia e posterga a dívida para evitar a perda do imóvel. Para você ter este seguro, existe uma série de requisitos, como por exemplo, ter pago seis prestações do financiamento e estar com as contas em dia.
4. Tente renegociar suas dívidas
Em momentos como esse, tenha disposição para renegociar as dívidas que você assumiu quando ainda possuia alguma renda de seu emprego. Tente conversar com a sua instituição financeira, por exemplo, e veja as possibilidades disponíveis para o seu caso.
Nesse momento é importante manter a calma. Apesar de ser um momento difícil, há formas de mitigar os riscos e seguir em frente!