Cuidados para manter a sua moradia em bom estado de conservação
Entrar em seu lar e ver tudo em perfeitas condições é extremamente agradável, porém, é comum que, com o passar do tempo, seu imóvel sofra desgastes naturais. Dessa forma, são necessárias algumas precauções para mantê-lo em bom estado de conservação.
Pensando nisso, listamos seis cuidados básicos que irão te ajudar. Veja abaixo:
1. Limpeza: uma casa limpa torna-se um local mais agradável de viver. Além disso, diminui a probabilidade de deterioração de paredes, móveis e objetos.
2. Cuidados elétricos: é necessário realizar manutenção preventiva anual na instalação elétrica de sua casa. Assim, garante maior durabilidade do sistema, economia na conta de energia, além de segurança para seus moradores.
3. Cuidados hidráulicos: é natural que o sistema hidráulico, ao longo do tempo, sofra desgastes. Fique de olho no surgimento de manchas nas paredes, pois é sinal de infiltração. Caso isso aconteça, chame um profissional de sua confiança.
4. Pintura: sua importância vai além da estética, pois ela é fundamental na conservação da estrutura da edificação. Para fazer sua limpeza, recomenda-se utilizar uma esponja com água e sabão líquido neutro. Contudo, caso isso não resolva, é indicado repintar a residência.
5. Cuidados com umidade: mantenha sua casa seca e arejada para evitar o surgimento de mofo. Clique aqui e acesse um conteúdo exclusivo sobre esse item.
6. Reparos: é comum, com o passar dos anos, que o imóvel necessite de pequenos reparos. Sempre que possível, faça-os para evitar que o problema se agrave no futuro.
Tendo esses cuidados básicos, seu lar permanecerá sempre em bom estado e com aparência de novo. Lembre-se sempre de consultar o manual do proprietário, que contém as tabelas de manutenção preventiva e é o seu principal guia para manter sua residência em ótimo estado!