Dicas para equilibrar as contas durante uma crise
Milhares de famílias em todo o país começaram a sentir os efeitos da crise, devido à pandemia. Muitos trabalhadores perderam o seu emprego ou tiveram suas atividades interrompidas.
Neste momento, é preciso que, além da saúde física e mental, a sua saúde financeira esteja em dia, para evitar preocupações. Listamos aqui nesse post cinco dicas para auxiliar você e sua família para passar por esse momento turbulento da melhor forma possível:
1. Não deixe o desespero tomar conta
Por mais difícil que seja, é preciso manter a calma! Estamos vivendo momento excepcional na vida de toda a população mundial. Portanto, é necessário manter a calma para tomar decisões assertivas e racionais.
2. Procure economizar o máximo que puder
Agora é hora de focar apenas naquilo que é essencial. Procure cortar todo o tipo de luxo e supérfluos. Opte sempre por produtos básicos com custos menores.
3. Preste atenção na conta de luz e água
Enquanto alguns gastos como bares, restaurantes, roupas e gasolina, estão sendo diminuídos, outros como água e energia podem aumentar. Assim sendo, é necessário evitar desperdícios para que as contas necessárias não aumentem significativamente.
4. Suspenda pacotes de TV a cabo e afins
Nesse momento é necessário reduzir gastos. Dessa forma, faça uma lista das despesas mensais em sua residência e veja quais gastos poderão ser cortados. TV a cabo e telefone fixo alguns exemplos.
5. Busque uma renda extra informal
Mesmo estando em casa, procure uma possibilidade de renda extra informal. Artesanatos, doces e serviços gerais são algumas dicas de trabalho informal que poderão rendar uma graninha extra no final do mês.
O importante neste momento é manter a tranquilidade. Reúna a sua família e tente colocar em prática algumas das dicas acima. E lembre-se, é apenas um momento delicado. Aos poucos a situação vai melhorar e a vida vai se estabilizar!