FGTS para o financiamento da moradia própria
Adquirir a residência própria é um sonho da maioria da população. Se você está pensando em fazer esse investimento, mas não possui o valor suficiente para dar entrada no financiamento, saiba que é possível utilizar o FGTS. Confira!
O que é o FGTS?
O FGTS significa “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”. Esse fundo foi criado pelo Governo Federal com intuito de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador. O depósito deste fundo equivale a 8% do salário do empregado e é feito mensalmente pela empresa.
Quem pode usar o FGTS para adquirir um imóvel?
Qualquer pessoa que tenha trabalhado por três anos com carteira assinada, contribuindo regularmente com o fundo. Vale lembrar que esse período de três anos não precisa ser contínuo e os depósitos não precisam ser realizados pela mesma empresa.
Quais são as condições para utilizar o FGTS no financiamento?
A pessoa que desejar utilizar o FGTS não pode ter um financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação. Ademais, não pode ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial urbano ou de parte residencial de imóvel misto, concluído ou em construção, localizado no município de sua atual residência.
Como utilizar o FGTS no financiamento?
Em primeiro lugar, você deverá consultar o saldo do FGTS e conferir quanto poderá ser utilizado. Depois de confirmada a possibilidade de usar o saldo, será necessário reunir a documentação solicitada. Por fim, a Caixa Econômica irá avaliar a documentação e, caso aprovada, seu saldo de Fundo de Garantia pode ser investido na casa própria.
É possível utilizar o FGTS para comprar um imóvel, basta se enquadrar no perfil e escolher uma propriedade que esteja de acordo com as regras do Fundo de Garantia.