Nosso método construtivo: paredes de concreto moldadas 'in loco'
O termo in loco é uma expressão originária do latim que tem como significado “no próprio local” ou “no lugar”. Na construção civil, paredes de concreto moldadas in loco é equivalente a uma parede de concreto que foi feita no local onde está sendo trabalhada a construção. Trata-se de um expediente construtivo racionalizado bastante utilizado nos dias de hoje.
A partir dessa definição, podemos dizer que esse sistema consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas centralizadas. No sistema, as paredes são executadas na espessura final, eliminando-se o reboco.
A intenção de moldar in loco é evitar o duplo trabalho, o que gera economia.
Além disso, a estrutura monolítica pode se tornar mais resistente, pois todas as paredes formam um único elemento estrutural, fazendo com que as tensões sejam distribuídas e absorvidas de maneira sistêmica.
Portanto, a intenção da concepção do sistema construtivo de paredes de concreto in loco é viabilizar a execução de obras de maneira mais eficaz, com baixo custo e alto desempenho estrutural.
Quais as principais características das paredes de concreto?
Normalmente a espessura das paredes de concreto e das lajes é de 10 cm. Ambas são armadas com telas de aço eletrossoldadas de malha quadrada de 100 mm e fios com diâmetro conforme o cálculo estrutural. Basicamente, um projeto estrutural metálico é montado e apoiado com escoras, deixando um vão na estrutura. Esse vão deverá ser preenchido com concreto.
Antes da concretagem, deve-se montar todas as tubulações elétricas e passagens para a tubulação/prumada de água, pluvial e esgoto, visto que as paredes serão feitas de concreto usinado (autoadensável). A escolha do concreto é de suma importância, claro. O material deve possuir a resistência adequada para a obra, além da maleabilidade correta.
Geralmente, para chegar ao ponto de aplicação nas paredes, o concreto usinado precisa ser bombeado do caminhão betoneira. O concreto não necessita de adensamento mecânico.
Depois que as fôrmas metálicas são removidas, toda a estrutura estará preparada para a próxima fase de execução, demais instalações, acabamento, pintura etc.
Uma das características que mais pesa na escolha da utilização das paredes de concreto é a diminuição do tempo da obra, que chega a ser 50% menor em relação a uma construção convencional. Isso, claro, influencia diretamente na redução de custo no canteiro de obra, além da diminuição considerável do desperdiço de material (entulho de obra), contribuindo significativamente para o ecossistema do planeta.
Assim como todas as variáveis existentes na construção civil, encontramos excelentes vantagens nas aplicações das paredes de concreto in loco.
Vantagens da parede de concreto “in loco”
- Agilidade na construção: devido às placas serem montadas previamente, todas as instalações elétricas podem ser feitas antes da etapa da concretagem. Além disso, o tempo entre a concretagem e o desmolde é bem rápido.
- Redução de custos: com a agilidade na construção, o custo da obra é reduzido; as fôrmas de sustentação podem ser metálicas, onde é possível prever com antecedência todos os gastos da obra.
- Acabamento simplificados: não é necessária a utilização de chapisco e reboco para o acabamento das paredes, que pode ser feito diretamente sobre a estrutura, com por exemplo a aplicação de textura e revestimentos cerâmicos.
- Qualidade construtiva: essas paredes oferecem mais qualidade do que os demais sistemas construtivos. As fôrmas de moldagem garantem uma obra em perfeito esquadrejamento e planicidade.
- Isolante: esse sistema produz resultados excelentes de isolamento térmico e acústico, pois o concreto é um isolante melhor em comparação aos tradicionais tijolos de barro e bloco de concreto.
- Patologias minimizadas: por meio da aplicação do concreto bem dosado e controlado, é possível minimizar as patologias das paredes moldadas in loco.
- Gesso liso: as paredes de concreto in loco são ideais para serem revestidas por argamassas em gesso, visto que são mais lisas do que os outros tipos de construção. Assim, o processo de revestimento é reduzido.
- Versatilidade: tais paredes são versáteis, atendendo a projetos de diferentes tamanhos e formas, como edifícios residenciais.
- Resistência a agressões: o concreto é muito resistente a processos químicos e físicos, incluindo o fogo.
- Sustentabilidade: as paredes de concreto moldadas in loco minimizam os resíduos. Diferentemente das construções de alvenaria, nas quais a parede é quebrada para realizar a montagem das partes hidráulica e elétrica.
- Limpeza: no geral, além de gerar menos resíduo, esse sistema resulta em um canteiro de obras mais organizado e limpo.